Mensagem de André Luiz
 "O grande rio tem seu trajeto, antes do mar imenso."

"Copiando-lhe a expressão, a alma percorre igualmente caminhos variados e etapas diversas, também recebe afluentes de conhecimentos, aqui e ali, avoluma-se em expressão e purifica-se em qualidade, antes de encontrar o Oceano Eterno da Sabedoria.  Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes necessitamos ainda?"

- André Luiz -

A Lei de Progresso e a Reencarnação

As metáforas de André Luiz fazem uma alusão ao processo de evolução ascensional do Espírito em direção ao Infinito. Vocês já viram o Mar vencer a força do fluxo permanente do rio? Pode até tentar, mas não vence a força do conhecimento que flui, não permitindo voltarmos ao estado primitivo. O conhecimento não se apaga. Acumula-se. Nessa vida e em outras que vivemos. Para que um dia todos nos tornemos bons em todos os aspectos. O Livro dos Espíritos esclarece na questão 185:

185. O estado físico e moral dos seres vivos é perpetuamente o mesmo em cada minuto?

“Não; os mundos também estão sujeitos à lei do progresso. Todos começaram, como o vosso, por um estado inferior e a própria Terra sofrerá idêntica transformação. Tornar-se-á um paraíso, quando os homens se houverem tornado bons.”

É assim que as raças, que hoje povoam a Terra, desaparecerão um dia, substituídas por seres cada vez mais perfeitos, pois que essas novas raças transformadas sucederão às atuais, como estas sucederam a outras ainda mais grosseiras.(LE)

Se não houvesse o Espiritismo a humanidade estaria convivendo com Brian Weiss, Amite Goswami, Ian Stevenson, William Crooks, etc., filmes como Minha Vida na Outra Vida, O Sexto Sentido, Os Outros, teorias cientificas sobre outras dimensões, etc ,  comprovando que já algo mais que apenas essa vida. Existe. E é tudo natural. Não existe o sobrenatural. Sobrenatural coloca Deus como um criador a mais. E Ele é único.

Ninguém pode parar o progresso, nem escapar dela. Conforme Kardec comenta sobre a pluralidade das existências:

 “Assim é que ninguém escapa à lei do progresso, que cada um será recompensado segundo o seu merecimento real e que ninguém fica excluído da felicidade suprema, a que todos podem aspirar, quaisquer que sejam os obstáculos com que topem no caminho.”(LE)

A REVOLUÇÃO MORAL

Mas o Espiritismo não foi enviado por Jesus apenas para explicar os fenômenos. Veio para dar início a Revolução Moral entre os homens. Conforme Emmanuel esclarece no Livro A Caminho da Luz.

“Aproximavam-se os tempos em que Jesus deveria enviar ao mundo o Consolador, de acordo com as suas auspiciosas promessas.”

“Apelos ardentes são dirigidos ao Divino Mestre, pelos gênios tutelares dos povos terrestres. Assembléias numerosas se reúnem e confraternizam nos espaços, nas esferas mais próximas da Terra. Um dos mais lúcidos discípulos do Cristo baixa ao planeta, compenetrado de sua missão consoladora, e, dois meses antes de Napoleão Bonaparte sagrar-se imperador, obrigando o papa Pio VII a coroá-lo na igreja de Notre Dame, em Paris, nascia Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804, com a sagrada missão de abrir caminho ao Espiritismo, a grande voz do Consolador prometido ao mundo pela misericórdia de Jesus-Cristo.” (ACL)

“A tarefa de Allan Kardec era difícil e complexa. Competia-lhe reorganizar o edifício desmoronado da crença, reconduzindo a civilização às suas profundas bases religiosas.”(ACL)

Reorganizar a crença que estava sobre a falsa força do Materialismo. Allan Kardec não é um Espírito da média evolutiva do planeta. É um dos mais lúcidos discípulos do Cristo. Emmanuel destaca o momento de grandes transformações  que o século passava naquele momento, além de tecer condenação as teorias de igualdade social, mostrando o verdadeiro caminho de justiça social entre os Homens, que é a do homem íntimo e não o homem exterior. O Homem é a célula viva do organismo social, e lhe dando oportunidade de ascendência intelecto moral, irá gerar a verdadeira civilização, cujos direitos terminarão quando o do próximo se iniciar.

“O Espiritismo vinha, desse modo, na hora psicológica das grandes transformações, alentando o espírito humano para que se não perdesse o fruto sagrado de quantos trabalharam e sofreram no esforço penoso da civilização. Com as provas da sobrevivência, vinha reabilitar o Cristianismo que a Igreja deturpara, semeando, de novo, os eternos ensinamentos do Cristo no coração dos homens. Com as verdades da reencarnação, veio explicar o absurdo das teorias igualitárias absolutas, cooperando na restauração do verdadeiro caminho do progresso humano. Enquadrando o socialismo nos postulados cristãos, não se ilude com as reformas exteriores, para concluir que a única renovação apreciável é a do homem intimo, célula viva do organismo social de todos os tempos, pugnando pela intensificação dos movimentos educativos da criatura, à luz eterna do Evangelho do Cristo.”(ACL)

O Espiritismo tem o seu papel moral entre os Homens. Suas bases esclarecedoras das conseqüências morais para a vida futura, se vistas por André Luiz durante sua vida, talvez tivesse lhe desviado do seu destino tão desditoso após a morte.

Caso ele não permanecesse sob a cegueira voluntária, fruto dos apegos as paixões ignóbeis do mundo. Pois mesmo a religião cristã que ele seguia lhe daria subsídios para um melhor destino após a morte. Mas como um homem de ciência talvez o Espiritismo lhe despertasse uma reflexão sobre de onde viemos? Por que estamos aqui? Como viver? Qual  os nossos destinos após a morte?

A mensagem de Emmanuel na obra ACL, mostra que o Espiritismo é revelação que auxilia também na transição que o nosso planeta passa na atualidade, baseando-se nas promessas do Evangelho de Jesus.

Nestes tempos dolorosos em que as mais penosas transições se anunciam ao espírito do homem, só o Espiritismo pode representar o valor moral onde se encontre o apoio necessário à edificação do porvir.

... prossegue ele, o Espiritismo, a sua obra educativa junto das classes intelectuais e das massas anônimas e sofredoras, preparando o mundo de amanhã com as luzes imorredouras da lição do Cristo.(ACL)

Está acontecendo. Sempre aconteceu. Os Espíritos falam. Vivem. É natural que com a evolução humana, diante de tantos fatos, alguém iria investigar. Relatar. Experimentar.

Cabe hoje ao Espiritismo dar uma explicação cientifica e suas conseqüências físicas e morais, da relação do Mundo Material com o Mundo Espiritual, com métodos novos e experimentais, observando e analisando cada experiência e documentando-a para não continuarmos a ver esses fenômenos comprobatórios como fantásticos e maravilhosos, e, vê-los como parte da Lei Natural, assim como a Lei de Progresso o é. 

O Evangelho de Jesus em nós
"É preciso muito esforço do homem

para ingressar na academia do Evangelho do Cristo, ingresso que se verifica, quase sempre, de estranha maneira — ele só, na companhia do Mestre, efetuando o curso difícil, recebendo lições sem cátedras visíveis e ouvindo vastas dissertações sem palavras articuladas.

Muito longa, portanto, nossa jornada laboriosa."

- André Luiz -

Uma Grande Jornada

Quando o homem se esforça para ingressar no Evangelho do Cristo quase sempre espera uma ação espetacular do altíssimo para lhe fortalecer a fé. A “estranha maneira” que André Luiz reporta é uma visão oposta do trivial, sobre como a Providência Divina age em nós para a nossa felicidade. Estranha, pois as concepções religiosas antigas vêem de maneira bastante diferente a forma como Deus se relaciona conosco e na Sua interferência na solução dos nossos problemas.

Deus não tem pressa. “Sem cátedras visíveis e ouvindo vastas dissertações sem palavras articuladas” nós receberemos as lições nas diversas viagens que faremos na carne em que experimentamos o bem e o mal, entenderemos a beleza do seu Evangelho, e a importância das boas relações com o nosso próximo.  Cada experiência, cada etapa, cada vida, é afluente de conhecimento que avoluma o rio que nos levará ao “Oceano Eterno da Sabedoria”. São necessárias várias vidas para alcançar esse objetivo. As cátedras são essas experiências existenciais na Terra, e as dissertações sem palavras vêm em forma do pensamento Divino pelo fluido Cósmico Universal a todos nós, por Ele e por todos os Espíritos do bem responsáveis de aplicarem os Seus Desígnios. Jesus é um deles. O pensamento de amor do Cristo nos envolve e nos inspira, para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir. Olhos e ouvidos da alma.

Lembrando Alcione no livro Renúncia do Espírito Emmanuel,

 “...o Evangelho, em sua expressão total, é um vasto caminho ascensional, cujo fim não poderemos atingir, legitimamente, sem conhecimento e aplicação de todos os detalhes”.

Causa estranheza em muitos a permissão de Deus para agirmos no mal. Nos deixa livre para semearmos obrigando-nos a colher os frutos dessa semeadura. Observe o mundo e verás que é verdade.

Por que haveis de te preocupar com o dia de amanhã? Já basta o de hoje! Para os ansiosos, não há outra saída senão o trabalho de reformulação íntima, com bases no Evangelho de Jesus,  para pouco a pouco, vida a vida, experiência a experiência, sairmos desse ciclo doloroso que estagiamos com Espíritos imperfeitos.

A jornada é longa e sacrificante por estarmos ainda presos ao orgulho e ao egoísmo. Minimizando-os nos nossos impulsos. O sacrifício se torna misericórdia. A dor se torna redenção. O amor se torna reparação.

Toda vez que alguma doutrina te oferecer facilidades para obter o Céu, podes ter certeza, que estás sendo enganado. Lembra-te que Jesus nunca ofertou o céu sem o esforço da obra de cada um. Ajuda-te que o céu te ajudará. A cada um será dado conforme a sua obra.

Vejamos como a idéia da eternidade para a felicidade, ainda causa descrenças em muitos. Que acreditam que a felicidade nos será dada por Deus, ao fazermos parte de um grupo eleito e restrito. Quando na verdade a ascensão à felicidade é uma conquista do Espírito.

A Verdade do Mundo Espiritual
 "A existência humana apresenta grande maioria de vasos frágeis, que não podem conter ainda toda a verdade. Não atormentaremos alguém com a idéia da eternidade. Que os vasos se fortaleçam, em primeiro lugar. Forneceremos, somente, algumas ligeiras notícias ao espírito sequioso dos nossos irmãos na senda de realização espiritual..." 

André Luiz.

Deus Sopra Onde Quer

Parece ter importância a observação de André Luiz. Por que não jogar toda a verdade de pronto?

Há muitas pessoas presas a concepções religiosas que sustentam como bengalas existênciais, impedindo-as de caírem perigosamente nas sendas do remorso. Deus, não desperta essas pessoas com violência. Ele age como um pai que vela pelos filhos e aguarda o momento propício ao novo ensinamento. Afinal temos a eternidade pela frente.

Não obstante a esse amor, Ele nos deixam livres para experimentarmos nossas escolhas equivocadas e nos educa com as responsabilidades desses atos. Lei de causa e Efeito. Somos na criação as únicas criaturas que tem permissão para desobedecê-lo. Por que nos foi dado o livre-arbítrio. 

E quando o Espírito já se encontra saturado de experiências dolorosas, por si só decide outro caminho. E pouco a pouco vai lhe sendo permitido ver novas verdades de acordo com seus novos conhecimentos.

Não estamos falando das pessoas que por orgulho, para não abandonar os velhos hábitos ignóbeis e a sede do poder sobre os ignorantes, não abrem mão de oferecer a taça da sabedoria do Evangelho de Jesus, que saciaria a sede de muitos. Para esses delinqüentes contumazes a Sua Justiça pesará conforme a intenção de se opor aos caminhos do amor. Falamos da sede dos pobres de espírito. Daqueles que precisam da ajuda do Evangelho redivivo, o Espiritismo, para compreensão das verdades do Espírito.

O Espiritismo não impõe seus princípios.  Como Jesus não impôs os seus. André Luiz narra que a obra é para aqueles que já estão multiplicando questionamentos sobre a Providência Divina na vida futura. Para onde vamos? Como será? Perderemos tudo que acumulamos? Minha forma? Meu Eu?

Deus sopra onde quer. Ele continua criando e velando pela Sua criação em todos os lugares. Com o Seu amor.

Vamos encerrar aqui os prefácios de Emmanuel e André Luiz e entrar na experiência biográfica do Espírito cujo pseudônimo é André Luiz.

Assista a Vídeo Aula

Canal para contato: nossolar@amecaruaru.com.br

Edson Roberto.(Coordenador de Estudos e Divulgação da Associação Municipal Espírita de Caruaru-AME)