(0 / 0 votes)
Estudo do Livro Nosso Lar

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Resultado de imagem para nosso lar livro feb

Olá! Vamos começar um novo estudo da Doutrina Espírita. O nosso objeto de estudo é o livro NOSSO LAR Obra do Espírito André Luiz, coordenada pelo Espírito Emmanuel, psicografada pelo Médium Francisco Cândido Xavier.

Um dos livros mais vendidos do Movimento Espírita e também um dos mais estudados. Lançado em 1944 pela FEB foi a partir da publicação dessa obra que passamos a ter detalhes do Mundo Espiritual e da sua dinâmica.

O livro Nosso Lar originou uma série de outros livros pelo mesmo espírito André Luiz, coleção intitulada Nosso Lar ou coleção André Luiz.

Resultado de imagem para serie andre luiz febO testemunho do médico André Luiz que revela as diversas situações que o espírito pode esperar depois da morte é uma novidade que complementam vários temas incluídos nas obras da Codificação Espiritista.

Imagem relacionadaApesar de o romance chamar atenção pelo impressionismo dos relatos de André Luiz, o leitor pode não perceber que a obra remete ao Evangelho de Jesus, nas suas promessas e ensinamentos, além de enriquecer o conhecimento doutrinário Espírita, como vamos ver durante o estudo.

Desde a publicação de O Livro dos Espíritos pelo Allan Kardec, em 18 de abril de 1857, não havia sido nos revelado com tamanho detalhe o Mundo que existe na dimensão espiritual e sua dinâmica.

A obra marca uma nova etapa da Revelação Espiritista. Revelações que serão inúmeras daqui para frente, tendo a base no O Livro dos Espíritos. Pois, segundo o Médium Francisco Cândido Xavier as obras da Codificação Espiritista são para 500 anos. Portanto temos mais de três séculos pela frente para entendermos integralmente o seu conteúdo.

Eu particularmente li a obra Nosso Lar quando adolescente e fiquei maravilhado com a história do André Luiz, não percebendo que a jóia da obra não é a história do André Luiz e sim a grande revelação que está inserida na obra. Li em uma obra que no mundo espiritual, espíritos de outras colônias faziam caravanas para visitar o André Luiz. Vê se pode? Mais André Luiz, sem desmerecer a sua importância, é mais um “batráquio” como nós diante da longa estrada evolutiva. Vamos entender depois o batráquio.

E, após dez anos estudando e coordenando o ESDE na Associação Municipal Espírita de Caruaru, estudando a Doutrina Espírita, reli a obra Nosso Lar com mais cuidado.

Comecei a enxergar informações que antes não via. Um cego que começava a enxergar algo além do romance. Só que não entendia muitas coisas que nos eram reveladas. Resolvi ler e estudar todos os livros da série Nosso Lar.

Passaram-se mais dez anos estudando e coordenando o ESDE, li novamente a obra e encontrei mais informações preciosas. Muito mais. Entendi que não é possível compreender a importância da revelação dessa obra sem ler toda a série, além de estudar a Codificação da Doutrina Espírita. Principalmente os mecanismos das leis que regem o Mundo Espiritual que não difere do Mundo Material, nas relações mentais entre eles, do corpo perispiritual e da Providência e Justiça Divina pelo pensamento de Deus que flui para toda criação pelo fluido Cósmico Universal. Não há duas Leis Divinas. Apenas uma que abrange o mundo material e o mundo moral.

Resultado de imagem para serie andre luiz feb Resultado de imagem para mecanismos da mediunidade livro



Sem ler, por exemplo, a obra Mecanismo da Mediunidade e Evolução em Dois Mundos, poderá passar para o leitor que a obra Nosso Lar é de ficção. Não é.

Digo até que para entender a Obra Nosso Lar, tem-se que estudar as obras de Allan Kardec, a codificação completa, as Revistas Espíritas (que eu estou lendo atualmente e me surpreendendo). Digo mais, o livro Nosso Lar é o primeiro capítulo de uma obra maior, que é toda a coleção. Uma obra não complementa a outra, ela é uma só. Abrangendo todos os aspectos da Doutrina Espírita, o científico, o filosófico e o religioso.

Resultado de imagem para allan kardec

Quem fizer um estudo isolado da obra vai levar muitas dúvidas e pode criar idéias concebidas da sua imaginação e das suas tendências ao impressionismo vulgar. Tem até quem use a obra para confirmar a existência de ET´s entre nós, uso de roupas especiais, apetrechos e o destino pelos astros.

Respeitando a impressão que cada um tem sobre a obra nos propomos a começar esse estudo, para chegarmos a um entendimento mais próximo da verdade do Espírito.

É Ciência. É filosofia. É Religião ou Moral para alguns. Não importa se religião ou Moral desde que se entenda por religiosidade. A gente gosta muito de perder tempo com a palavra.

Isso mesmo religiosidade. O Evangelho de Jesus está na obra. O nome de Jesus é citado mais de 30 vezes na obra.

É uma nova relação que o Homem tem que adotar para com Deus. Deixar as relações infantis e entrar na maioridade, para no futuro, na maturidade dessa relação nos entender com as Leis Divinas.

Mas, adianto. Ainda é pouco. Há uma distância enorme entre nós e os Espíritos Superiores. Essa distância é fruto do nosso egoísmo e orgulho que ainda nos prende. Portanto, temos que sair dessa, o quanto antes. Essa obra vai nos ajudar bastante e nos mostrar o quanto ainda somos principiantes e potencialmente Deuses ao mesmo tempo. E que a decisão é sempre nossa, para nossa felicidade ou desdita.

Propomos uma nova releitura da obra inserindo informações de estudiosos, da Bíblia, do Novo Testamento, das obras da Codificação e da série André Luiz, entre outras do Movimento Espírita. Lembrando que estamos aqui na posição de monitor, aluno e organizador do estudo. Não há como nos sentirmos professores diante das informações que veremos. O nosso sentimento é de aluno ansioso, um filhote de batráquio. Nossa tarefa aqui é de um carteiro.

Espero que gostem e participem, pois vamos abrir um canal de contato para responder perguntas e sugestões sobre nosso estudo que apenas começa. É importante que você tenha a obra em mãos para acompanhar os textos analisados.

Canal para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vamos iniciar pelas palavras sábias do Espírito Emmanuel no prefácio do livro. O espírito Emmanuel acompanhou e orientou o Francisco Cândido Xavier na sua jornada exemplar de Médium Espiritista. 

Edson Roberto.(Coordenador de Estudos e Divulgação da Associação Municipal Espírita de Caruaru-AME)