Palestras , Estudos, Evangelização Infanto Juvenil, Assistência Social.

Palestras Doutrinárias Segundas e Sextas
ABERTA AO PÚBLICO - 20h

Palestras Doutrinárias e Estudo do O Livro dos Espíritos.

Palestras Às segundas-feiras às 20h
Estudo do O Livro dos Espíritos às sextas-feiras 20h.

Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

Evangelizando o Jovem para a vida imortal e voltado ao bem

Nossa Proposta

EstudoSistematizado

da DoutrinaEspírita.

O ESDE é, portanto, um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado nas cinco obras básicas de Allan Kardec - O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Nossos Filhos. Nossas Responsabilidades. A Internet.

Ninguém perde filhos para Internet. Ou para qualquer outro fato externo ao do grupo da constelação familiar.
Amemos nossos filhos. Vamos lhes dar mais amor e menos celulares ou outras ferramentas de fuga da responsabilidade de educar ou identificar problemas no Espírito que hora é nosso filho. Nossa responsabilidade.

(A tecnologia é importante na educação dos nossos filhos. Quando bem usada é ferramenta de apoio. Não substitui o amor. Devemos sair dos extremos para o equilíbrio. Tecnologia não é a causa das nossa aflições)

Amor é um conjunto de fatores transcendentes. Não materiais. Mas pode se expressar as vezes materialmente, em forma de simbolo.
Trocamos o amor muitas vezes por celulares e outros apetrechos. É mais fácil para alguns de nós muito ocupados em garantir o “futuro dos nossos filhos”.
Fiscalizar os celulares é importante. Não o suficiente. Resolve-se um lado, se descortina outro. “Fiscalizar” com amor nossos filhos é mais importante. Educando.
É fuga dos pais responsabilizar a Internet, a baleia, a falta de ar, o spray na pele. Sempre irá aparecer um meio mais trágico de chamar a nossa atenção.

“Socorro Mãe! Socorro pai! Preciso do seu amor!”

Não podemos julgar os pais. Mas podemos usar os diversos acontecimentos trágicos para uma análise da nossa conduta diante dos nossos filhos.
É carência de atenção? De amor? De presença qualitativa? Meu filho tem problemas mentais?
Nós influenciamos muito nossos filhos. (Pergunta 208 do O Livro dos Espíritos).

Não tenhamos vergonha de ter um filho com problemas. Amemos mais!

Se são filhos difíceis o que fazer. (Pergunta 209 do O Livro dos Espíritos).
Os mais difíceis requerem mais esforços dos pais. Se houver esforços, a responsabilidade será justa como responde a pergunta 583 do O Livro dos Espíritos.
Pois os filhos serão sempre uma missão para os pais. Pergunta 582 do O Livro dos Espíritos.
Respostas que servem para entendermos que o Amor resolve tudo. Até a morte.
Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.
Espíritas! Amem! Espíritas! Instruam!
Bom Dia a todas os Pais, Mães e Pães!

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

208. Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento deste?

“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornarse-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”

209. Por que é que de pais bons e virtuosos nascem filhos de natureza perversa?

Por outra: por que é que as boas qualidades dos pais nem sempre atraem, por simpatia, um bom Espírito para lhes animar o filho?
“Não é raro que um mau Espírito peça lhe sejam dados bons pais, na esperança de que seus conselhos o encaminhem por melhor senda e muitas vezes Deus lhe concede o que deseja.”

582. Pode-se considerar como missão a paternidade?

“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”

583. São responsáveis os pais pelo transviamento de um filho que envereda pelo caminho do mal, apesar dos cuidados que lhe dispensaram?

“Não; porém, quanto piores forem as propensões do filho, tanto mais pesada é a tarefa e tanto maior o mérito dos pais, se conseguirem desviá-lo do mau caminho.”
Edson Roberto. - Secretário e Departamento de Estudo e Divulgação da Associação Municipal Espírita de Caruaru. Ame Caruaru

© 2024 Associação Municipal Espírita de Caruaru. All Rights Reserved. Powered by AME
Av. Professor José Leão, 567. Maurício de Nassau. Caruaru-Pernambuco-Brasil.